domingo, 7 de agosto de 2011

Melancholia (2011)

Direção: Lars von Trier
Elenco: Kirsten Dunst, Charlotte Gainsbourg, Kiefer Sutherland, John Hurt, Charlotte Rampling, Alexander Skarsgard, Brady Corbet
Melancholia no imdb

Domingo não é dia de postar aqui, mas a exceção é justificada por esta gostosa manhã chuvosa e o maravilhoso filme em questão. Começa que um site sobre filmes tem que ter alguma coisa de Lars von Trier e eu ainda estava devendo este diretor (assim como vários outros que ainda não constam aqui). Dos mais de 10 filmes dele eu assisti a apenas 3, incluindo este, e já é o suficiente para saber que ele é um grande diretor (mas já sabia disso por Dogville - genial - e Dançando no Escuro - muito bom). É bem provável que muita gente não goste de Melancholia, não é um filme fácil e a verdade é que ele pode ser considerado chato sob vários pontos de vista. Mas eu, enquanto assistia, daria umas 3 estrelas, depois que saí do cinema já dava 4 e agora acho que 5 é o número certo. Acho até que sonhei com coisas relacionadas ao filme, e isso é o que um bom cinema faz, te deixa ligado na experiência e a própria experiência não acaba nos créditos finais, ela fica ainda na nossa mente, trabalhando e evoluindo. Algo assim. A introdução do filme é composta por uma série de cenas em câmera lenta (bem lenta) com um música clássica forte e que mostra um resumão do que será o filme, digamos assim. Mas de uma forma poética, apesar de poesia nem sempre ser algo bom. Acho até que essa introdução deveria ser o trailer do filme. Esse quase clipe me lembrou muito 2001 Uma Odisséia no Espaço (mas qualquer cena que tenha planetas, sol e música clássica me remete ao clássico do mestre maior). As atuações de Melancholia são muito boas e são elas (junto com toda a qualidade do filme) que seguram as situações absurdas e os diálogos meio sem pé nem cabeça da sequência do casamento (a parte I do filme, focada no personagem da Kirsten Dunst, Justine). Mas é a parte II que, para mim, está o maravilhoso do filme, onde o principal é a Claire, irmã de Justine, personagem da Charlotte Gainsbourg. Claro, tem também essa viagem de diretor metido a deus, o que parece ser o caso do Lars von Trier (que vergonha daquela imagem logo após a introdução do filme com o nome do diretor e o nome do filme, gigantes, vários metros de comprimento - qual o problema de aparecer apenas o nome do filme? a obra é o filme, não o artista - que não é tão artista assim, já que um cineasta lida com várias artes de vários outros artistas, não apenas a dele). Eu gosto de filmes-catástrofe ou sobre o fim do mundo, e Melancholia certamente é o mais bonito, poético e cru que eu já assisti. A cena final é linda. E é um filme para ser visto na tela do cinema, muito mais do que a maioria dos filmes atuais.




0 comentários :

Postar um comentário