Realizado por Francis Ford Coppola
Com Frederic Forrest, Teri Garr, Raul Julia, Nastassya KinskyO outro lado de Apocalypse Now foi para Coppola One From The Heart. Apesar de ter sido um flop comercial aquando da sua estreia, levando o realizador à falência, este sempre acreditou na sua obra e na possibilidade de ela vir a ser apreciada com o tempo.
Para o filmar, Coppola inspirou-se nos musicais dos anos 30, 40 e 50 e criou uma obra com uma banda sonora fabulosa, não fosse ela da autoria de Tom Waits, que gera um fio narrativo paralelo ao da acção. A história em si é pouco original, uma casal que vive junto há cinco anos descobre que tem pouco em comum e decide separar-se e encontrar outras pessoas, mas essa viagem dentro de si mesmos apenas os trará de volta à essência dos seus sentimentos. Toda a acção se passa em Las Vegas e o néon é o pano de fundo de toda a cena. A dança das personagens, a interacção, o jogo fabuloso das luzes sempre acesas da cidade, as cores psicadélicas e o sensual guarda-roupa das personagens femininas aproximam este musical da linguagem teatral, aproximação que Coppola viria a fazer de novo muito recentemente em Tetro.
As incompatibilidades com as distribuidoras, a extrema estilização da obra, a estética indiscutivelmente anos oitenta determinaram o fracasso do filme em 1982 e transformam-no hoje numa obra datada. Não nos esqueçamos porém que foi neste filme que Francis Ford Coppola se empenhou totalmente como contraponto ao peso imenso de Apocalypse Now e só por isso merece ser visto tal como pela banda sonora que foi mesmo nomeada para o Óscar.
0 comentários :
Postar um comentário