quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Biografia - Robert McKee


Robert McKee é o mais conhecido e respeitado especialista mundial na área de escrita de argumentos. Alguns dos ex-alunos de Robert McKee, como Akiva Goldsman (vencedor do Melhor Argumento Adaptado) para o argumento de "A Beautiful Mind" (Mente Brilhante) ou Peter Jackson (nomeado para o Melhor Filme), argumentista e realizador da Triologia "Lord of the Rings" (Senhor dos Anéis), entre muitos outros, ganharam ou foram nomeados para os Óscares.
Robert McKee começou a sua carreira artística com nove anos de idade, interpretando o papel principal numa produção de teatro comunitário intitulada Martin the shoemaker. Em adolescente continuou a representar em produções teatrais, na sua cidade natal de Detroit no Michigan. Após receber a Bolsa de Estudos Evans, frequentou a Universidade do Michigan e licenciou-se em Literatura Inglesa. Enquanto estudante, actuou e encenou mais de trinta produções. O professor de escrita criativa de McKee foi o notável Kenneth Rowe, cujos antigos alunos incluem nomes como Arthur Miller e Lawrence Kasdan. Após completar a sua licenciatura, McKee ingressa na APA (Association of Producing Artists) Repertory Company, surgindo na Broadway junto de nomes como Helen Hayes, Rosemary Harris e Will Geer. Recebe, então, a Professional Theatre Fellowship e regressa a Ann Arbor no Michigan para tirar o Mestrado em Artes Teatrais. Após concluir a graduação, McKee dirigiu o Toledo Repertory Company, actuou no American Drama Festival, e tornou-se Director Artístico do Teatro Aaron Deroy. De lá, viajou para Londres para aceitar o cargo de Artist-in-Residence no National Theatre, onde estudou produções de Shakespear no Old Vic. Volta posteriormente a Nova York e passa os sete anos seguintes a trabalhar como actor/encenador em várias empresas Off-Broadway.
Após decidir transferir a sua carreira para o Cinema, McKee estudou na Escola de Cinema da Universidade do Michigan. Realizou duas curtas-metragens - A day off, escrita por si, e Talk to me like the rain, adaptado de uma peça de um só acto de Tennessee Williams. Estes dois filmes receberam o Cine Eagle Award, prémios nos Festivais de Cinema de Bruxelas e de Grenoble, e vários prémios nos Festivais de Cinema de Delta, Rochester, Chicago e Baltimore. Em 1979, McKee mudou-se para Los Angeles na Califórnia, onde começou a escrever argumentos e a trabalhar como analista de histórias para a United Artists e para a NBC. Vendeu o seu primeiro argumento, Dead Files, à AVCO / Embassy Films, após o qual juntou-se à WGA (Writers Guild of America). O seu argumento seguinte, Hard Knocks, venceu o Concurso Nacional de Argumento, e desde então McKee vendeu oito argumentos para cinema, incluindo o argumento do filme Trophy pela Warner Bros. Além dos seus argumentos para cinema, McKee teve vários argumentos produzidos para aclamadas séries dramáticas de televisão como Quincy, MD (com Jack Klugman), Columbo (com Peter Falk), Spenser, For Hire e Kojak (com Telly Savalas). Em 1983, McKee, aderiu ao corpo docente da Escola de Cinema e Televisão da Universidade do Sul da Califórnia (USC), onde começou a leccionar o famoso STORY SEMINAR. Um ano mais tarde, McKee abriu o curso ao público e nos últimos anos tem apresentado o STORY SEMINAR, a audiências lotadas em todo o mundo, inclusivamente em Portugal, no ano passado. De Los Angeles a Nova Iorque, de Paris a Sydney, passando por Toronto, Boston, San Francisco, Helsínquia, Oslo, Munique, Singapura, Barcelona e outras 12 cidades em todo o mundo, mais de 50.000 alunos frequentaram o curso ao longo dos últimos 15 anos. Em simultâneo, McKee continua a ser consultor de projectos em grandes empresas de produção cinematográfica e televisiva, bem como em grandes empresas de software (Microsof), departamentos noticiosos (ABC news) entre outras. Além disso, várias empresas, como a ABC, Disney, Miramax, PBS, Nickelodeon e Paramount enviam regularmente as suas equipas criativas e de escrita para assistirem aos seus seminários.
Em 2000, McKee venceu o prestigiado International Moving Image Book Award de 1999 com o seu livro Story (publicações HarperCollins) que mais tarde viria a tornar-se um best-seller. O livro, que vai na 32ª edição nos E.U.A. e 19ª edição no Reino Unido, tornou-se de leitura obrigatória nas escolas de cinema em Universidades de topo, como Harvard, Yale, UCLA, e USC, e esteve na lista de best-sellers do Los Angeles Times durante mais de 20 semanas. Foi também McKee quem escreveu e apresentou as séries Filmworks (BBC) e Reel secrets (Channel Four). Venceu o prémio especial dos Bafta - J'accuse Citizen Kane (o equivalente Britânico ao Óscar de Melhor Programa de Artes), e escreveu Abraham, a mini-série de quatro horas da Turner Network Television (TNT), que contou com Richard Harris, Barbara Hershey e Maximillian Shell. No Outono de 2002, McKee foi retratado pelo actor vencedor de um Emmy, Brian Cox, no filme "Adaptation" da Columbia Pictures, quatro vezes nomeado para o Óscar. O filme acompanha a vida do argumentista Charlie Kaufman (desempenhado pelo actor Nicolas Cage) ao tentar adaptar o romance "The Orchid Thief" para argumento. Sob a pressão do prazo da empresa cinematográfica para entregar o seu guião, Cage procura Robert McKee e o Story Seminar em busca de inspiração para terminar o seu guião. O filme apresenta outras estrelas como a actriz Meryl Streep e Chris Cooper, que ganhou o Óscar de Melhor Actor Secundário em "Adaptation". McKee apareceu na Vanity Fair "Hollywood Issue" (2004), retratado em "60 Minutos", correspondeu com Bob Simon para o directo da CBS Sunday Morning "Academy Awards" (2005), e o seu seminário recebeu elevados elogios pela CNN durante a sua reportagem em 2004 sobre o STORY SEMINAR. Em 2007, McKee lançou a sua mais recente publicação THE WRITERS QUARTERLY, uma publicação escrita inteiramente por McKee e apresentando novas e avançadas lições sobre a arte de escrever.

0 comentários :

Postar um comentário