quinta-feira, 15 de maio de 2008

Crítica - Reservation Road (2007)

Realizado por Terry George
Com Joaquin Phoenix, Mark Ruffalo, Jennifer Connelly, Mira Sorvino, Elle Fanning

“Reservation Road” é a adaptação ao cinema da obra literária de John Burnham Schwartz, editada em 1998. Realizado por Terry George (Hotel Ruanda) o filme mescla o dramático com o thriller, originando uma intensa obra sobre um trágico e infeliz acontecimento que vai alterar a vida de dois pais, muito diferentes um do outro mas que partilham do mesmo instinto humano. Um desses pais é Ethan Lerner (Joaquin Phoenix), um exemplar chefe de família e um bom professor universitário que habita numa pequena vila no Connecticut. Numa agradável noite de Setembro vai com a sua esposa Grace (Jennifer Connelly) e com a sua filha Emma (Elle Fanning), assistir a um concerto do seu talentoso filho Josh. Entretanto o advogado Dwight Arno (Mark Ruffalo), está a assistir a uma partida de basebol juntamente com o seu filho. No caminho para as suas respectivas casas, as duas famílias cruzam-se em Reservation Road, num encontro que terá consequências trágicas para ambas.
Com “Hotel Ruanda”, o cineasta Terry George presenteou o mundo com um retrato cru e profundo sobre uma das maiores atrocidades que o planeta Terra já presenciou. Quatro anos depois, o realizador britânico volta ao activo com uma história fictícia mas igualmente dramática e profunda que aborda os motivos que levam um ser humano normal a adoptar sentimentos drásticos e extremos como a vingança, o ódio ou o medo. “Reservation Road” é uma história que parte de um acontecimento dramático e trágico mas que se desenvolve num thriller sobre a natureza humana, mostrando o que pode levar dois homens comuns a cometerem actos verdadeiramente impensáveis. No fundo, o filme retrata o que diariamente se passa no mundo, onde certas pessoas são levadas ao extremo por certos acontecimentos/acidentes que lhes altera completamente a sua noção de vida, afectando-lhes o equilíbrio psicológico.
O argumento, parte de uma obra aclamada pela crítica literária e que alcançou um sucesso relativo entre o público americano. Uma história que funciona como um estudo do comportamento humano, uma abordagem psicológica de um ponto de vista dramático e fictício mas que se pode aplicar a exemplos bem reais. Abordar uma coisa tão complexa e difícil como a moral e o comportamento humano nunca é fácil, segundo parece o livro explica muito bem todos os pormenores e todas as teorias psicológicas que se enquadram no perfil das duas personagens principais, infelizmente o filme não dispõem de tempo suficiente para abordar tão profundamente o tema, tratando-o de forma rápida e concisa, prejudicando assim todo o encadeamento de ideias e explicações, desta forma perde-se parte da riqueza intelectual da obra, prejudicando assim todo o conceito da história. O elenco é liderado por Joaquim Phoenix, que nos volta a brindar com uma performance de grande qualidade, e por Mark Ruffalo que não fica nada atrás do seu colega de profissão. As damas Jennifer Connelly e Mira Sorvino apoiam na perfeição os seus maridos fictícios. “Reservation Road” é uma proposta que no inicio se mostra bastante credível e interessante, no entanto, à medida que a trama se desenvolve o filme vai perdendo qualidade até terminar de forma decepcionante. Uma proposta que parte de uma ideia interessante mas que não capitaliza da melhor forma o seu enorme potencial para criar um filme forte e interessante.

Classificação - 3 Estrelas Em 5

0 comentários :

Postar um comentário