terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Espaço Anime - Cavaleiros do Zodiaco


Saint Seiya, ou cavaleiros do Zodíaco em Portugal, é um dos animes de maior sucesso mundial, apresentando uma história que envolve a acção de Dragon Ball misturado com a mitologia da Grécia Antiga de Hércules, uma combinação que rendeu milhões de dollars á Toei Animation, responsável pela criação do Anime.
O anime, nasceu do mega sucesso que o manga Saint Seiya, escrito por Masami Kurumada obteve no Japão e na Coreia do Sul, a história foi assim adaptada para a televisão pela Toei Animation, uma grande empresa de animação do Japão que lançou o primeiro episódio em Outubro de 86 através da TV Asahi e logo arrecadou uma legião de fãs. O sucesso fez com que a série fosse exportada para outros países, tornando-se num verdadeiro sucesso em todos os lugares onde foi lançada.
Em Portugal, o anime chegou pelas mãos da Rtp1, em Setembro de 1992, tendo sido cancelada após 36 episódios devido á sua natureza violenta, contudo, quando o fenómeno Dragon Ball atingiu Portugal, a SIC fez renascer os Cavaleiros de Zodíaco, passando o anime antes das aventuras de SonGoku.
O Anime, apesar de ser baseado no mangá, apresentou diversas modificações, tornando a história mais complexa e interessante. Inicialmente Os Cavaleiros do Zodíaco, foram divididos em três diferentes sagas: Santuário, Asgard (inédita) e Poseidon. O episódio número 114, exibido em 1989 no Japão marcou o fim das histórias dos sagrados defensores de Athena na televisão, com o final da Saga Poseidon.
Quando já se pensava que nada mais seria feito, em 2002 a Toei Animation e os seus executivos decidiram dar continuidade á série. Treze episódios iniciais da saga de Hades versão Santuário, foram exibidos ao longo de 6 meses através do canal pago Sky Perfect TV, onde foram utilizadas as mais recentes tecnologias de animação. Entre Dezembro de 2005 e Fevereiro de 2007 foram lançados 12 novos episódios correspondentes á saga Hades mas desta vez sobre a versão Inferno, encerrando assim, o penúltimo capítulo desta saga. Agora os fãs de todo o mundo aguardam notícias a respeito do encerramento desta emocionante história, que deverá ficar concluída algures durante 2008 com a saída da terceira e ultima parte da saga Hades, que terá o nome de Elíseos.
Como ocorre com quase todos os Animes de sucesso no Japão, foram produzidos três curtas - metragens e duas longas - metragens para o cinema. Estes especiais, geralmente contam histórias paralelas às apresentadas na série de TV, muitas vezes complementando a série ou simplesmente contando uma nova aventura envolvendo os personagens principais. O único filme, escrito e produzido pelo criador da série, e portanto o único verdadeiramente fiel á história de Seiya e os seus companheiros é Prologo do Céu, que supostamente devia iniciar uma nova história, Saga - Divina, mas que infelizmente para os fãs do anime não parece ter pernas para andar para a frente.
Para alem dos filmes, a Toei Animation, também apostou no mercado das consolas de videojogos para rentabilizar o seu produto, oficialmente existem 6 videojogos dos Cavaleiros do Zodíaco. Dois para a Snes (Saint Seiya 1 e 2), um para o Gameboy (Saint Seiya Paradise), um para o PC (Saint Seiya Typing Ryu Sei) e recentemente foram lançados dois para a Playstation 2 (Cavaleiros do Zodíaco – Santuário; Cavaleiros do Zodíaco - Hades). Todos os videojogos alcançaram sucesso moderado no mercado de vendas. Apenas os jogos da Playstation 2 foram postos á venda em Portugal.
Quanto á história do anime em si, como já disse podemos considerar que se divide em quatro sagas, a Santuário e a de Poseidon (baseadas no mangá) e a Asgard e Hades (não existem no mangá).
Actualmente ainda continuam a ser produzidos mangas da série, mas apenas como versões paralelas da história ou relatando acontecimentos passados (histórias de outras reencarnações de Athena como é exemplo o mangá Lost canvas). Para todos os efeitos, a história de Saint Seiya, no mangá ficou concluída com o fim da Saga Poseidon.

A Saga Santuário, é a mais longa das quatro, e apresenta-nos a história do mangá. Conta-nos a história dos Deuses Gregos, que sempre protegeram a Terra do Mal, mas que sedentos de poder, começaram a combater uns contra os outros, provocando guerras entre os humanos, para conseguirem o máximo de poder e respeito possível. A Deusa Athena, assumiu então um papel de pacificadora e protectora dos Humanos, protegendo-os dos caprichos dos Deuses, para cumprir essa missão, conta com a ajuda de 88 jovens cavaleiros (saints) cada um com poderes especiais, dados por Athena e que usam um armadura a que corresponde o seu estatuto (por ordem de importância Ouro, Prata, Bronze). O Santuário, é a base de Athena e dos seus cavaleiros, o seu palácio é protegido pelos cavaleiro de Ouro, cada um usa um armadura correspondente ao seu signo do Zodiaco e guardam as casas dos respectivos signos do Zodíaco em redor desse Santuário. Há 14 anos atrás, Athena regressou ao Santuário, reencarnada num bébé, este facto causou graves problemas ao sacerdote do santuário, que via assim o seu poder absoluto ameaçado e tentou mata-la, contudo foi salva, por um cavaleiro de Ouro, Aiolos de Sagitário, que infelizmente morreu após concluir este acto de bravura, mas antes entregou o bébé, a um homem que visitava as imediações do Santuário, Mr. Kido e este prometeu cuidar da menina e reunir o máximo de cavaleiro á sua volta para que estes possam-na proteger, ficou também com a armadura do Sagitário. Passados 14 anos, Athena, chamada pelo Sr.Kido de Saori, já crescida, vê-se rodeada de bravos cavaleiros de bronze (tanto os cavaleiros de Prata como de Bronze têm armaduras correspondentes a cada uma das constelações visisveis da Terra) onde se destacam Seiya (Pegassus) Hyoga (Cisne) Shun (Andromeda) Shiryu (Dragão) e Ikki (Fénix). Após um torneio amigável, para saber qual dos Cavaleiros de bronze poderia usar a armadura de Ouro de Sagitário, Athena volta a ser ameaçada pelo Sacerdote do Santuário e este vai usar todos os Caveleiros de Ouro e Prata á sua disposição para aniquilar Athena e os que a ela lhe são fieis e tentar assim dominar o mundo.

A Saga Asgard, não está presente no mangá, é apenas uma criação feita para o Anime, depois da batalha do Santuário Athena, Seiya, Hyoga, Shun, Ikki e Shiryu têm que defrontar á facção dos Deuses Nórdicos, liderados pela Rainha Helga, descendente directa de Odin, que subitamente ficou sedenta de poder e quer controlar a Terra, cobrindo-a de gelo. Vive em Asgard, capital espiritual dos deuses nórdicos, situado nos confins da Gronelândia e para a ajudar a conquistar o mundo e derrotar os nossos heróis tem ao seu lado, os Guerreiros Deuses, bravos cavaleiros que usam armaduras correspondentes a cada uma das estrelas que fazem parte da constelação da Ursa Maior. Neste confronto emocionante entre Gregos e Nórdicos que sairá vencedor?

A Saga Poseídon, é a ultima presente no mangá original, e que supostamente encerra a história dos cavaleiros do Zodíaco. O anime é ligeiramente diferente do mangá, principalmente no inicio, já que tiveram que incorporar o que se passou na Saga Asgard. Fica-se a saber, que Helga estava a ser controlada por Poseidon, deus dos mares e eterno rival de Athena, ele deseja cobrir a terra de água para que possa estender os seus domínios. Athena e os seus cavaleiros de Bronze, vão mais uma vez desafiar as probabilidades e enfrentar um dos três deuses supremos. Viajam até a Atlântida, a cidade dos mares onde Poseidon reside, é aí que se vai travar a batalha, para chegar a Poseidon têm de defrontar não só os habitantes de Atlântida (Atlantes) mas também os sete cavaleiros marinhos, cada um guarda um oceano (Atlântico e Pacifico são divididos em duas metades) cada um usa uma armadura a que corresponde uma criatura mitológica do oceano (por exemplo o Hipocampo). Caberá a Seiya e companhia salvar a Terra e Saori (Athena) das intenções maléficas de Poseidon.

A Saga Hades, é a mais recente, a sua criação já remonta ao novo milénio, e isso nota-se na qualidade gráfica da Saga, muito melhor que as três anteriores. A história continua apaixonante como sempre. Há cerca de dois séculos atrás, Hades tentou dominar o mundo, usando o seu exercito de sombras e mortos vivos nessa tentativa, mas foi vencido por uma reencarnação de Athena e todos os seus 88 cavaleiros do Zodíaco, dessa batalha apenas houve dois sobreviventes (o actual cavaleiro de Ouro da Balança e o mestre do Cavaleiro de Ouro do Carneiro) antes de morrer Athena, fechou Hades e o seu exército no Inferno, utilizando um selo mágico, impedindo assim que ele tentasse de novo. Mas na actualidade, o selo rompeu-se e as portas que separam o Inferno da Superfície foram abertas, devido ás guerras contra Asgard, Poseidon e entre cavaleiros de Athena, o exército do bem está num numero bastante inferior, e o exército de Hades cada vez mais forte. Mais uma vez, os cavaleiros de Bronze, Seiya, Hyoga, Shiryu, Ikki e Shun Têm que defender Athena e proteger o mundo. Vão ter que enfrentar os cavaleiros de Ouro mortos na batalha do Santuário, os exércitos das Sombras, Os três Juízes do Inferno, Pandora, Semi-deuses aliados a Hades e claro o próprio Hades, numa batalha que se irá estender pelo Santuário, Inferno e pelos Campos Elíseos (O Reino dos Deuses) a ajuda-los estarão apenas os 6 cavaleiros de Ouro sobreviventes e claro a deusa Athena. A derradeira luta entre o Bem e o Mal acontece nesta Saga.

Cavaleiros do Zodíaco, é sem duvida um Anime intemporal que agita ainda hoje milhões de fãs em todo o mundo, contando com cerca de 30 anos de idade e mesmo assim cada vez melhor. A idade não lhe faz mal. Aqui fica um pequeno Tributo ao Anime


0 comentários :

Postar um comentário