terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Onde é Que Está a Disney Que Eu Adorava em Pequenina?


Enquanto lia, aqui no blog, a nova crítica ao filme da Disney, pus-me a pensar, á quanto tempo já não vejo um filme da Disney? Ui.... já foi á tanto tempo que já nem me lembro qual foi, vou arriscar e dizer a Mulan, mas não tenho a certeza...bem o que interessa é que já lá vai algum tempo. Prontos, eu sei que tenho 18 anos e os meus gostos cinematográficos mudaram bastante, diria mesmo que deram uma volta de 180º graus, em vez das histórias encantadas, prefiro filmes de terror que me arrepiem a espinha, mas confesso que de vez em quando, olho para dentro do armário da minha sala e vejo lá as velinhas VHS de filmes que amava em pequenina como o Bambi ou a Branca de Neve, filmes maravilhosos em 2D que me faziam chorar sempre que os via e começo a pensar, o que é feito deles? Porque é que não vejo mais filmes deste género nas salas de cinema?
Actualmente, quando vejo anunciados os filmes da Disney ou da Pixar ou de qualquer outra produtora responsável por trazer o mundo animado aos mais novos, não vejo histórias comoventes, vejo sim histórias cómicas ou romanticamente fracas como Monstros e Companhia ou o próprio Enchanted, que pelo que me apercebi é uma versão americana da Floribela.
Bem sei que os tempos são outros, mas lá está, eu prefiro animação a 2D a animação 3D, pelo menos no que a filmes para crianças diz respeito, filmes em 2D trazem-me aquela nostalgia, agora quando vejo na TVI ou na SIC os filmes da Barbi ou da Bratz num 3D incrivelmente mal feito, só me dá vontade de partir a TV. Pelo que me apercebo, á excepção de Shreck, mais nenhum filme de animação é assim um pico de popularidade, o mesmo já não acontecia antigamente, sempre que um filme da Disney saía era logo o rei do momento.
Numa época onde as crianças, cada vez mais são menos crianças, acho que seria interessante por parte da Disney e outras companhias apostarem em filmes do género dos clássicos, não digo fazerem make-overs a esses clássicos ou dar-lhes continuação (por amor de deus Bambi II mas que é isso) mas sim pegar na mística que tornaram esses filmes o que são hoje, clássicos, e apresentar uma fornada de novos filmes interessantes a uma nova geração. Nem sempre o vanguardismo é a melhor solução, ás vezes o que é clássico é bastante bom e muito melhor que o produto novo.
Que é feito da Disney? Bem, aparentemente perdeu-se no mundo capitalista, já não quer saber das crianças, agora quer fazer filmes que os adultos também achem um espectáculo e que aplaudam de pé e acabam por fazer filmes com mensagens que as crianças não percebem nada, como este ultimo. Era esta a ideia de Walt Disney quando fundou a companhia? Não me parece nada, portanto senhores da administração das produtoras, pensem mais com o coração do que com a cabeça, pelo menos uma vez na vida, e percebam de uma vez por todas que para filmes de adultos, já nos chega as restantes produtoras de Hollywood, vocês têm a função de entreter as crianças, já que quase de certeza, produzem os primeiros filmes que eles vêem.
Este desabafo, originou-se na minha cabeça logo após ter visto a crítica, ontem no blog, a Enchanted, fez-me pensar e aqui está a minha opinião, espero que reflictam também sobre isto e deixem a vossa opinião.

0 comentários :

Postar um comentário