sábado, 24 de novembro de 2007

Crítica - Shoot'em Up (2007)


Realizado por Michael Davis
Com Clive Owen, Monica Belucci, Paul Giamatti

“Shoot ‘em Up” estreou muito recentemente nas salas de cinema portuguesas e apesar de não ser um filme brilhante com um bom argumento, esta obra consegue arrancar uma nota positiva porque cumpre com a sua principal função - entreter o espectador. Eu considero-o o “Scary Movie” dos filmes de acção porque ao longo da história identificamos facilmente algumas frases e cenas características de outros filmes de acção que nos fazem esboçar um sorriso de gozo. O filme não pode ser visto como aquele típico produto de acção. Uma mente aberta é necessária para apreciar na totalidade esta obra que não é nem de longe nem de perto uma produção com um argumento lógico, alias, este assume-se como uma confusão tremenda que em certos pontos chega a ser ridículo. Mas lá está, "Shoot'em Up" torna-se engraçado e divertido à medida que se desenvolve a sua história que não foi criada para concorrer com grandes filmes de acção como "Die Hard". É por isso que depois de uma atenta reflexão, chegamos à conclusão que estamos perante uma obra que transpira puro entretenimento e diversão. É sem dúvida um filme que apela ao bom humor do espectador e que deve ser visto na desportiva porque se o virmos com o objectivo de o levar a sério, tentando encontrar um fio de lógica, “Shoot ‘em Up" torna-se cansativo e sem lógica. No entanto, também existem algumas partes sérias e aí devemos levá-lo a sério para entender melhor essas cenas porque as mensagens que passam são deveras interessantes.


A sua história começa com o Sr. Smith (Clive Owen) sentado num banco comendo uma cenoura, um elemento típico da caracterização da personagem e sempre presente ao longo do filme, quando vê uma mulher grávida, perto de entrar em trabalho de parto, ser perseguida por um gangster. Nesse momento, Smith entra numa luta com a sua personalidade interna, deve ou não ajudar a mulher? Uns segundos depois, ele decide ir atrás do bandido e salva a mulher. Enquanto enfrenta a equipa liderada por Hertz (Paul Giamatti), Smith ajuda a mulher a dar à luz e depois dela morrer foge com o seu bébé. A partir daí ele passa a ser incansavelmente perseguido por Hertz e seus comparsas. Durante a sua fuga ele pede ajuda a Donna Quintano (Mónica Bellucci), uma prostituta que recentemente perdeu o seu filho (também bebé) e que se dedicou a um ramo da prostituição deveras bizarro. O trio vai então fugir do tal gang, matando muita gente pelo meio de um autêntico festival de balas e sangue. Entretanto, Smith tenta descobrir porque é que o bebé é tão importante ao ponto de Hertz querer mata-lo e acreditem quando lhes digo que a razão é tão cómica como a base narrativa do filme.


A sequência inicial da história é genial e faz qualquer um soltar uma gargalhada, nomeadamente o duelo interior do Sr. Smith quando tem de decidir se deve ou não ajudar a mulher grávida que está sendo incansavelmente perseguida. É claro que o filme é um exagero porque por mais que ele tente explicar as “razões” que levaram à perseguição da mulher grávida e à condenação à morte do seu recém-nascido, torna-se difícil de acreditar na história e por isso é que o filme deve ser visto na desportiva. Mas esta produção merece os pontos positivos que tem por várias cenas de acção muito boas e pelas ironias que "Shoot´em Up" faz de filmes do género. Claro que existem algumas cenas que ultrapassam o limite do cómico, como por exemplo, aquela em que Sr. Smith está a ter relações sexuais com Donna Quintano e os dois continuam a “actividade” enquanto ele mata vários gangsters que invadem o quarto. Claro que o Sr. Smith, como qualquer herói de acção que se preze, parece imortal e invencível ao escapar de tantas balas sem levar um único tiro mas isso sempre acontece nos filmes do género não é verdade? Quanto ao elenco podemos concluir que Clive Owen está perfeito para o papel porque está sempre dentro do cinismo e da arrogância que caracterizam a sua personagem. Paul Giamatti também está perfeito no papel de chefe dos bandidos, descrito como um homem que não se preocupa com ninguém nem com nada a menos que esse nada seja dinheiro. Só a bela Monica Belucci é que está razoável mas meio perdida no seu papel de prostituta italiana. Michael Davis fez um bom trabalho na realização mas no argumento podia ter estado melhor, tudo bem que o filme é original mas não é um filme apelativo para a maior parte das pessoas. "Shoot'em Up" não foi um grande sucesso de bilheteiras e acredito que muitas poucas pessoas vão gostar verdadeiramente deste filme, no entanto, na minha modesta opinião, é uma das melhores produções do ano.

Classificação - 3 Estrelas em 5

0 comentários :

Postar um comentário