Realizado por Manoel de Oliveira
Com Fernanda Matos, Horácio Silva, Nascimento Fernandes
Com Fernanda Matos, Horácio Silva, Nascimento Fernandes
"Anikibébé. Anikibóbó. Passarinho. Tótó. Berimbau. Cavaquinho. Salomão. Sacristão. Tu és polícia. Tu és ladrão” é a lengalenga com que os miúdos da Ribeira do Porto decidiam os papéis que cada um representava nas suas brincadeiras e é também do título da obra mais célebre do mestre Manoel de Oliveira.
Estreado no cinema Éden a 18 de Dezembro de 1942, a adaptação do conto Meninos Milionários de Rodrigues de Freitas marca a passagem do realizador do documentário, com que se estreara em 1931 com a obra Douro, Faina Fluvial, para a narrativa ficcional. Contando com a interpretação de crianças daquela zona sem experiência em representação, Aniki Bóbó fala-nos da rivalidade entre Carlitos (Horácio Silva) e Eduardo (António Santos) pela conquista da atenção da pequena Teresinha (Fernanda Matos). Esta luta leva o primeiro a roubar uma boneca na Loja das Tentações, - cujo dono é interpretado pelo famoso actor da época, Nascimento Fernandes, - para oferecer à sua amada que tanto a desejava. No entanto, um incidente trágico com um comboio vem operar uma reviravolta nos acontecimentos, lançando terríveis suspeitas sobre Carlitos.
Estreado no cinema Éden a 18 de Dezembro de 1942, a adaptação do conto Meninos Milionários de Rodrigues de Freitas marca a passagem do realizador do documentário, com que se estreara em 1931 com a obra Douro, Faina Fluvial, para a narrativa ficcional. Contando com a interpretação de crianças daquela zona sem experiência em representação, Aniki Bóbó fala-nos da rivalidade entre Carlitos (Horácio Silva) e Eduardo (António Santos) pela conquista da atenção da pequena Teresinha (Fernanda Matos). Esta luta leva o primeiro a roubar uma boneca na Loja das Tentações, - cujo dono é interpretado pelo famoso actor da época, Nascimento Fernandes, - para oferecer à sua amada que tanto a desejava. No entanto, um incidente trágico com um comboio vem operar uma reviravolta nos acontecimentos, lançando terríveis suspeitas sobre Carlitos.
Mal recebido aquando da sua estreia, devido possivelmente à errada presunção de que um filme com crianças seria um filme para crianças, a obra veio posteriormente a atingir o reconhecimento merecido. Para o realizador, este filme usa o conflito entre os dois garotos como uma metáfora das emoções dos adultos, que os levam à violência e à injustiça, transmite ainda uma mensagem positiva de amizade e da vitória da verdade. Ainda que de alcance intemporal, não nos podemos esquecer que Aniki Bóbó foi rodado e estreou em plena II Guerra Mundial. Esta obra é considerada por muitos críticos como precursora do neo-realismo no cinema.
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