E claro a lista que faltava, a dos melhores filmes de 2007. Elaborei um Top 10 dos melhores filmes que vi este ano, contudo esta lista não passa da minha opinião pessoal, não vi todos os filmes de 2007 portanto é provável que cometa algumas injustiças mas se não vi não posso comentar. Esta lista contem também alguns filmes que só irão estrear em Portugal em 2008 mas que não deixam de ser de 2007.
10 – Across The Universe
Este filme está a passar ao lado dos espectadores portugueses o que é uma pena, já que estamos perante um dos melhores musicais que já vi nos últimos tempos. As suas partes musicais estão muito bem construídas, maior parte delas inspiradas em sucessos dos Beatles. Com um elenco jovem mas forte foi sem duvida uma das surpresas agradáveis de 2007.
9- 30 Days of Night
O género “vampírico” tem vindo a ser mal tratado pelos cinema, mas em 2007 surge-nos 30 Days of Night, um filme que volta a dar alguma dignidade aos filmes de vampiros. Com uma história inovadora e interessante, o filme é sem duvida um must para os fãs de filmes de suspance e claro das mais famosas criaturas da noite.
8 – Pirates of the Caribbean – At World’s End
É um blockbuster já com barbas mas foi o filme que pôs fim á Trilogia, foi também o único trabalho de relevo da Disney em 2007. Conta com mais umas boas performances da sua tríade principal (Johnny, Keira, Orlando). O concluir de uma história que rendeu milhões e que apaixonou milhares
7 – Beowulf
Inovador, interessante, vistoso, são alguns dos adjectivos que qualificam na perfeição Beowulf. É mais um filme com uma história épica mas que consegue prender a atenção de quem o vê do princípio ao fim. Tem a vantagem de aparecer num formato bastante inovador, o que surpreendeu bastante as audiências mundiais.
6 – Eastern Promises
Eastern Promises = Viggo Mortensen. O “Aragorn” do Senhor dos Anéis, tem aqui na minha opinião, o papel da sua vida, é a vida do filme e a causa principal pelo seu grande sucesso. Mas Eastern Promises tem mais para alem de Viggo, se gostam de filmes do género de “ O Padrinho” vão gostar deste, o argumento pode se tornar um bocado confuso, mas o filme como todo vale a pena.
5- The Death of Mr Lazarescu
Três vivas para o cinema romeno. Um filme simples mas bastante interessante, uma autêntica lição de vida para quem o vê. Diria que para alem da mensagem directa do filme, este também passa uma indirecta para o mundo do cinema mundial, não é preciso orçamentos gigantescos para se fazer um bom filme. Tem sem duvida o meu selo de aprovação e também o da crítica mundial. A América como sempre, ignora (como faz a muitos filmes de leste) esta brilhante obra cinematográfica.
4 – Control
Admito que sou suspeita em relação a este filme, adoro os Joy Division e aguardava com ansiedade um filme que retratasse a história de Ian Curtis. Penso que Control fá-lo muito bem utilizando técnicas cinematográficas adequadas ao género do filme. Para alem de fiel a história de Ian e dos Joy Division, o filme dá finalmente o crédito merecido á banda inglesa. Uma boa homenagem a Ian e á sua conturbada história.
3- América Gangster
Pelo que tenho lido na imprensa internacional, este filme é o favorito para o Globo de Ouro de Melhor Filme – Drama. Se eventualmente vier a ganhar, o prémio não está mal entregue. Duas excelentes performances de Denzel e Crowe a juntar a um bom argumento, que retrata da melhor maneira o poder dos gangs numa época difícil, numa metrópole como Nova York
2 – Sweeney Todd – The Demon Barber of Fleet Street
Mais uma vez, sou suspeita nesta avaliação, sou uma enorme fã de Tim Burton, até hoje não vi um único filme de sua autoria que não gostasse e Sweeney Todd não é excepção. Combina na perfeição os elementos tradicionais de Burton, o fantástico, o bizarro e o inexplicável. Junta também o seu par predilecto Johnny Depp e Helena B. Cárter. Um musical a não perder. Fãs de Burton não ficaram desiludidos.
1 – There Will Be Blood
Um poderosíssimo drama, curiosamente o ultimo filme que devo ver em 2007 (acabei de o ver á coisa de 1 hora). Se dependesse de mim dava-lhe já o Globo de Ouro de melhor filme dramático, apesar de ainda não ter visto toda a concorrência, dificilmente haverá algo melhor (bem sei que provavelmente não irá ganhar o Globo de Ouro mas sonhar não custa). Um autêntico épico sobre ganância, corrupção, inveja e praticamente todos os pecados que existem na bíblia, tudo em nome do sonho americano e do que ele representa
0 comentários :
Postar um comentário