quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Piratas do Vale do Silício (1999)

Direção: Martyn Burke
Elenco: Noah Wyle, Anthony Michael Hall, Joey Slotnick, John Di Maggio, Josh Hopkins, Gema Zamprogna, Jeffrey Nordling
Título original: Pirates of Silicon Valley
Piratas do Vale do Silício no imdb

Bom, acho que não tem momento mais apropriado para falar de Piratas do Vale do Silício do que agora. Foi um filme feito para tv (e é uma pena que não tenha sido feito para cinema – nunca vi uma versão que não fosse no formato caixa de tv), mas Piratas acabou se tornando conhecidíssimo, e não apenas entre os fãs da Apple ou dos nerds de computador. Muito bem atuado, os atores que interpretam o Bill Gates e o Steve Jobs simplesmente estão a cara deles. E todo o filme é bom, desde o começo, num tom mais profético e poético (com o comercial da Apple dirigido pelo Ridley Scott), passando pelas loucuras do Steve Jobs, a criação da Apple, a briga com a Microsoft, até o final, onde o mocinho não vence o bandido (se bem que Piratas não é um filme com mocinho algum). Para mim, uma das melhores cenas é a do confronto entre Bill Gates e Steve Jobs (e isso tem uma representação muito além de uma simples disputa entre duas empresas). Já no final da discussão, Jobs diz "mas nossos produtos são melhores". Bill Gates, que já estava de saída, volta, e solta um "mas isso não tem a menor importância!", e aponta para os primeiros micros o Windows, o mesmo Windows copiado do Mac que me permite escrever para este blog e que me permite fazer todo o resto das coisas que eu faço no computador.




0 comentários :

Postar um comentário