sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Instinto (1999)

Direção: Jon Turteltaub
Elenco: Anthony Hopkins, Cuba Gooding, Jr., Donald Sutherland, Maura Tierney, George Dzundza, Kim Cattrall
Título original: Instinct
Instinto no imdb

Fazia anos que eu não assistia a esse filme e eu nem me lembrava do quanto eu gostava dele. Chorei muito quando eu assisti da outra vez e chorei tudo de novo agora. As cenas são muito, muito, muito boas, com atuações impressionantes do Cuba Gooding Jr (ele é um bom ator, apesar das comédias bestas) e, claro, do Anthony Hopkins, que é com certeza um dos melhores atores de todos os tempos. Aliás, o filme não existiria se não fosse com ele, e são raros os filmes que se submetem a um ator. Só ele mesmo para encarnar um antropólogo que desiste da vida em sociedade para se juntar aos gorilas da selva africana, gorilas que antes ele ajudava a capturar para os nossos estúpidos zoológicos (essa prisão para animais é uma das coisas mais grotescas que a nossa sociedade conseguiu criar e ainda insiste em manter). Mas todo o elenco é incrível: os guardas na prisão, os internos com problemas mentais, o diretor da prisão, a filha do Homem-Macado Dr. Powell (a atriz Maura Tierney, que eu acho muito bonita e que é muito parecida com a Jenna Fischer (a Pam, do seriado The Office), o mesmo jeitinho, a mesma boca e o mesmo nariz). E as relações entre eles são muito bem construídas, não há apenas um mauzinho e um apenas bonzinho, todos têm a sua tridimensionalidade no filme. Claro, tem alguns lances clichês, etc e tal, mas é sempre mérito para um filme quando ele funciona apesar disso. E, nunca é demais lembrar, filmes são feitos para serem vendidos. Não é apenas arte. É necessário um meio-termo, às vezes pendendo mais para um lado do que para outro, mas quando fica totalmente comercial, o filme se torna descartável, e quando se torna arte demais o filme geralmente deixa de ser um filme para ser apenas masturbação mental do diretor. Bom, divaguei. Enfim, assistam a esse filme. Mesmo.




0 comentários :

Postar um comentário