quinta-feira, 28 de julho de 2011

AVANCA 2011 - Vencedores

Terminaram os “Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia – AVANCA 2011”, encerrando 10 dias de festival e 5 dias de competições, conferências e workshops internacionais. Comemorando a décima quinta edição, o AVANCA 2011 contou com mais participantes e filmes.O AVANCA 2011 atribuiu prémios a filmes de 4 continentes.“The Ambulance”, do realizado Sérvio Goran Radovanovic, arrebatou o Prémio Cinema para a Melhor Longa-metragem, tendo ainda recebido o Prémio para a Melhor Fotografia, atribuído a Radoslav Vladic. Foram ainda distinguidas com Menções Especiais as longas–metragens “Paper”, de Sinan Cetin (Turquia), "Rene goes to hollywood" de Aleko Tsabadze (Georgia) e “Robert Mitchum is dead”, de Olivier Babinet e Fred Kihn (França, Polónia, Bélgica e Noruega).
O actor georgiano Viktor Barbakadze foi distinguido com o Prémio para o Melhor Actor, pela sua participação no filme “Renee goes to hollywood" e a actriz turca Asuman Dabak o Prémio da Melhor Actriz, pela sua participação em "Paper".A curta-metragem americana “Broken Clouds”, de Yuri Alves, ganhou o Prémio Curta-Metragem. Foram ainda atribuídas Menções Honrosas às curtas-metragens "O Voo da Papoila" de Nuno Portugal (Portugal) e "The Son" de Jan Wagner (Polónia). O Prémio Televisão foi atribuído ex-aequo aos documentários “Le Gai Savoir” do belga Stéphane Xhrouet e "The Micro-Debt" do dinamarquês Tom Heinemann. O filme “Voices”, do realizador eslovaco Peter Bebjak, venceu o Prémio Vídeo. O Prémio Animação distinguiu o filme “Oh, Paris”, de Oleksandr Shmygun da Ucrânia.Entre as categorias mais esperadas deste ano, a “Competição Avanca” reunia um elevado número de filmes em competição, com a particularidade de todos serem produções da região. O Prémio foi atribuído à curta-metragem de animação “Mulher Sombra” de Joana Imaginário que também ganhou o Prémio Estreia Mundial curta-metragem.
O Prémio Estreia Mundial Longa-metragem foi para “Amania” de Óscar Martinez (Espanha) e "The Scent of Rain in The Balcans" de Ljubila Samardzic (Sérvia). O trailer "Drenaje Profundo" de Cuba recebeu o Prémio "Trailer in Motion" e o português "Quando os Monstros se vão embora", uma Menção Honrosa. Os filmes de animação feitos por jovens, que este ano tiveram a sua primeira participação no Festival AVANCA, viram o filme “O segredo da Arca d'Água”, de alunos da Escola EB1 nº4 de Chainça, receber o Prémio. O Júri atribuiu ainda uma Menção Honrosa a “Eu no meio dos outros sou...”, de alunos da Escola Básica de Vilar do Andorinho. O novo concurso que juntou fotografia e cinema, "Click Clack Action", premiou fotografias de Aleksandr Keyffets e Mariza Formaginni. Entretanto, na “AVANCA|CINEMA, Conferência Internacional Cinema – Arte, Tecnologia, Comunicação”, o Prémio Eng. Fernando Gonçalves Lavrador, em homenagem póstuma a um dos mais relevantes investigadores portugueses na área da Semiótica, Estética e Teoria do Cinema, distinguiu em ex-aequo os investigadores portugueses Nelson Gonçalves e espanhóis Cristina Palmese e José Luis Carles.

0 comentários :

Postar um comentário