quarta-feira, 4 de março de 2009

Crítica - Fados (2007)

Realizado por Carlos Saura
Com Mariza, Ricardo Ribeiro, Camane, Ricardo Rocha, Carlos Do Carmo, NBC, Cuca Roseta, Catarina Moura, SP & Wilson

Em 2007, o cineasta espanhol Carlos Saura juntou-se a alguns dos fadistas mais famosos de Portugal para criar “Fados”, uma obra cinematográfica musical de elevada qualidade que presta uma merecida homenagem ao Fado e às suas origens e artistas mais conceituados como Amália Rodrigues. No elenco juntam-se grandes nomes deste género musical como Mariza, Ricardo Ribeiro, Camane, Ricardo Rocha, Carlos do Carmo e Catarina Moura que dão vida e voz a um dos símbolos da cultura portuguesa.
O filme contempla os diversos tons do fado e a sua possível mistura com outros géneros musicais aparentemente antagónicos como o Hip-Hop. As músicas presentes, balançam entre o histórico e o moderno mas nunca esquecem a essência melancólica e poderosa do Fado que ao longo de vários séculos tem servido de Banda Sonora à história portuguesa. Os talentosos artistas nacionais presentes, enchem o ecrã com as suas belas vozes e com a sua marcante presença que transmite na perfeição o forte espírito nacional entremeado no Fado. Através da talentosa realização de Carlos Saura, somos realisticamente transportados até ao ambiente duma casa de fados lisboeta que transpira cultura e paixão. As cores e os planos utilizados, misturam-se na perfeição com as músicas que ditam o tom da imagem consoante a sua história e significado. Como é habitual, esta obra duma inegável qualidade passou ao lado do público português (foi apenas vista por 28 mil pessoas) mas não passou ao lado dos estúdios New York Films que após a passagem desta obra pelo New York Film Festival 2007 comprou os seus direitos de exibição nos EUA. A estreia do ciclo dessa exibição acontece esta semana e o filme já conta com várias avaliações muito positivas no Rotten Tomatoes. É mais um motivo de orgulho para os portugueses e para a sua cultura que mais uma vez é completamente negligenciada pelos meios de comunicação social.
Apesar de não ser realizado por um cineasta português, “Fados” é um filme de Portugal porque aborda intrinsecamente uma parte importante da nossa cultura. Esta verdadeira celebração do maior estilo musical português merece o nosso reconhecimento porque dá a conhecer ao mundo, um dos nossos pontos fortes que por vezes é esquecido e negligenciado. Portugal é muito mais que Futebol e Turismo e “Fados” prova isso mesmo.

Classificação - 5 Estrelas Em 5

0 comentários :

Postar um comentário