quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Oscar de Melhor Filme Estrangeiro - Pré-Nomeados


Já foi divulgada a lista dos 9 Pré-Nomeados ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, e sem surpresas, tanto a obra portuguesa “Aquele Querido Mês de Agosto” como a brasileira “Parada 174” não foram seleccionadas. A grande surpresa quase escandalosa da lista, é a ausência de “Gomorra”, o candidato de Itália que já venceu vários importantes prémios cinematográficos este ano e que até esteve nomeado para o Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro. Esta decisão aparentemente incompreensível, por parte dos comités de selecção da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, reduz virtualmente a luta pelo Oscar a dois candidatos, Walz With Bashir” de Israel e “Entre Les Murs” de França, obras de enorme valor que já foram consagradas pela crítica internacional, o primeiro já venceu o Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro, enquanto que o segundo arrecadou a prestigiada Palma de Ouro no Festival de Cannes.
Destes 9 pré-nomeados, apenas 5 chegaram à nomeação final que será divulgada a 22 de Janeiro, juntamente com os nomeados das outras categorias. Em baixo, seguem as regras de procedimento da Academia e os 9 Pré-Nomeados.
Os prémios para o Óscar de Melhor Filme de Língua Não Inglesa, são determinados em duas fases, após a recepção dos filmes nomeados ao galardão por cada país. Numa primeira fase, um comité composto por centenas de membros da Academia sedeados em Los Angeles vê a totalidade dos filmes concorrentes (este ano foram 65), escolhendo uma pré-lista de seis, aos quais são acrescentados outros três pelo Comité Executivo responsável pela categoria. É com base nestes pré-finalistas que os membros da Academia creditados para tal, em Los Angeles e Nova Iorque, vêem todos os filmes pré-nomeados e votam a lista definitiva.

- “Revanche” de Gotz Spielmann (Áustria)
- “The Necessities of Life” de Benoit Pilon (Canadá)
- “Entre Les Murs” de Laurent Cantet (França)
- “The Baader Meinhof Complex” de Uli Edel (Alemanha)
- “Walz With Bashir” de Ari Folman (Israel)
- “Departures” de Yojiro Takita (Japão)
- “Tear This Heart Out” de Roberto Sneider (México)
- “Everlasting Moments” de Jan Troell (Suécia
- “The Three Monkeys” de Nuri Bilge Ceylan (Turquia)

0 comentários :

Postar um comentário