quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Festivais de Cinema - MOTELx, Queer - Festival de Cinema Gay e Lésbico, XVI Festival de Cinema Latino-Americano AFI

A segunda edição do MOTELx - Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa, que teve lugar no Cinema São Jorge, entre 3 e 7 de Setembro, cativou cerca de 6500 pessoas. Estes números correspondem a um aumento de 30 por cento de espectadores face à primeira edição do festival, tendo esgotado nove sessões.
O convidado homenageado na secção «Culto dos Mestres Vivos» foi José Mojica Marins, que esteve em Lisboa onde além de apresentar os seus filmes, deu um workshop, juntamente com a sua filha Liz Marins, e uma masterclass.
O regresso do coveiro mais famoso do Brasil - Zé do Caixão - em “Encarnação do Demônio”esgotou a sala principal do Cinema São Jorge, onde mais de 800 pessoas assistiram ao filme, levando a organização a agendar uma projecção extra, também esta com lotação esgotada.
Outra aposta ganha desta edição do MOTELx foi a nova secção dedicada aos mais jovens - LOBO MAU - com actividades pluridisciplinares para três escalões etários distintos.
Os filmes de abertura - «Doomsday», de Neil Marshall - e de encerramento – “Teeth”, de Mitchell Lichenstein, foram mais dois dos momentos altos desta edição, com sala cheia, bem como as sessões da meia-noite, na sexta-feira e no sábado. O MOTELx regressa no primeiro fim-de-semana de Setembro de 2009.

O Queer - Festival de Cinema Gay e Lésbico de Lisboa realiza a sua 12.ª edição de 19 a 27 de Setembro, a maior de sempre, com a apresentação de 130 filmes. O festival decorre no cinema São Jorge, em Lisboa, e conta com três secções competitivas: longa-metragem (incluindo melhor filme, melhor actor e melhor actriz), documentário e curta-metragem (prémio do público). A melhor longa-metragem conta com 10 títulos a concurso, o melhor documentário conta com 11 candidatos e a melhor curta-metragem (prémio do público) tem 50 concorrentes.
Quanto à programação, a abertura estará a cargo do filme espanhol “Chuecatown” e no encerramento será exibido “Antônia”, um filme brasileiro sobre uma girls band criada numa favela.
Nesta edição estreia-se uma secção designada Queer Art, onde o cinema se cruza com as artes plásticas e que vai mostrar, entre outras produções, obras documentais e de ficção que retratam figuras conhecidas das artes visuais. O documentário “With Gilbert & George”, realizado por Julian Cole, sobre a dupla de artistas plásticos londrinos, e o filme “A Bigger Splash”, de Jack Hazan, protagonizado pelo pintor David Hockney, são duas das obras a apresentar nesta nova secção.


O XVI Festival de Cinema Latino-Americano AFI, que decorre de 16 de Setembro a 7 de Outubro, em Maryland, Estados Unidos, acolherá mais de 30 películas originárias de 15 países, incluindo Portugal e Espanha. De acordo com a Lusa, o festival, que terá lugar no AFI Silver Theatre and Cultural Center de Silver Spring, em Maryland, passará filmes da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, Espanha, México, Peru, Portugal, Republica Dominicana e Uruguai.
Portugal estará representado no certame com o filme «Days in Sintra» e Espanha com «Old Man Bebo», uma iniciativa que, segundo o Instituto Americano de Cinema, pretende alimentar e fortalecer os laços culturais ibero-americanos.



Fonte IOL

0 comentários :

Postar um comentário