sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Douro Filme Festival 2008


O II Douro Filme Festival acontece este fim-de-semana no espaço de intervenção e divulgação cultural Chã das Eiras, vulgo Eira, com oito filmes a concurso e sete nacionalidades presentes. As obras foram todas rodadas em super8mm, no passado dia 17 de Agosto, no Porto. São primeiras obras de primeiros realizadores de Alemanha, Angola, Brasil, Espanha, Itália e Polónia; olhares autênticos, livres e sem restrições estéticas ou interferências de estilo sobre a cidade invicta.
Domingo, 31, pelas 22h00, os filmes serão projectados em concurso no Eira, a que se seguirá a entrega dos prémios. Sábado, 30, a partir das 18h00, será apresentado o catálogo do festival e projectados os filmes premiados do I Douro Filme Festival, com acompanhamento musical da guitarra portuguesa de Pedro Moura. O Douro Filme Festival é o único festival português exclusivamente consagrado ao formato super8mm. Nesta edição todos os concorrentes usaram câmaras Canon 814 e/ou Beaulieu 4008ZMII e uma bobina de filme Kodak Tri-X preto e branco.
A primeira edição do Douro Filme Festival realizou-se em 2006, no espaço Artes Múltiplas. O Grande Prémio do Júri Internacional foi atribuído a O Chapéu do Metafísico, do brasileiro Francisco Weyl e Borboletas do português Pedro Rocha Nogueira recebeu o prémio do público. O Douro Filme Festival é uma organização da BubbaFilm, com o patrocínio da BeiFilm e os apoios do Chã das Eiras, Cineclube do Porto e Câmara Municipal do Porto.

0 comentários :

Postar um comentário