sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Crítica - The Darjeeling Limited (2007)

Realizado por Wes Anderson
Com Natalie Portman, Bill Murray, Owen Wilson, Adrien Brody, Jason Schwartzman

A beleza da Índia é retratada por Wes Anderson em "The Darjeeling Limited", um filme que misturas as magnificas paisagens da Índia com os dramas e aventuras das três personagens principais. Apesar de Wes Anderson ser conhecido pelos seus filmes pitorescos e bizarros, "The Darjeeling Limited" apresenta uma faceta mais contida do realizador. Apesar de mais contido, não descurou num dos seus pontos fortes, a construção de personagens fortes e bem compostas, este aspecto é bem visível principalmente nas três figuras principais do filme. O filme traz-nos a reunião de três irmãos um ano após a morte do seu pai. Francis (Owen Wilson) é o mais velho deles; bem-sucedido, é quem promove este reencontro. Peter (Adrien Brody) é o irmão do meio e está prestes a ser pai. Jack (Jason Schwartzman), o mais novo, é escritor e sofre de fortes dores de cabeça fruto de uma rejeição amorosa ocorrida anos antes. O trio faz uma viagem à Índia, onde explora não somente o misticismo, religiosidade e a peculiar cultura do país, mas, principalmente, os laços fraternos. Apesar de terem planeado tudo ao mais pequeno pormenor, pouco ou quase nada corre como o planeado e os três acabam por se ver envolvidos nas mais bizarras e constrangedoras situações.
Mais uma vez, as relações familiares e as personalidades únicas das personagens estão em foco neste filme de Anderson, como ocorre em alguns dos seus trabalhos anteriores. A direcção artística é complexa e muito bem planejada, enriquecida pelos coloridos elementos da cultura indiana. Os cenários e os figurantes aparecem sempre exagerados de uma forma radical e descontraída, ganhando mais cores e texturas por conta das influências do ambiente indiano. Esteticamente, tanto na realização como na forma como os elementos do ambiente são trabalhados, Anderson evolui e é capaz de arrancar dos seus actores óptimas actuações, o que não é difícil, visto o trio principal ser composto por talentosas figuras de Hollywood que já provaram o seu valor no passado. A fotografia do filme é muito boa. À medida que o trio viaja pela Índia, somos brindados com belas paisagens que mostram a beleza do país asiático. Também a banda sonora se enquadra muito bem com os temas Indiano e Dramático do filme. O elenco foi muito bem escolhido, destaque óbvio para Owen Wilson que conseguiu aqui distanciar-se um pouco da imagem que obteve nas comédias tipicamente americanas que protagonizou, Adrien Brody que mostra mais uma vez o seu enorme valor e Jason Schwartzman, uma surpresa muito agradável na pele de um escritor melancólico e mega-dramático. De referir também Natalie Portman que assume o papel feminino de maior destaque.
Em termos negativos, talvez devido à natureza do seu argumento, o filme não é equilibrado, oscila muito entre a comédia e o drama, havendo partes cheias de emoção e outras aborrecidas. O próprio cenário da Índia, por muito belo que seja, pode tornar-se cansativo e os diálogos entre as personagens oscilam muito de qualidade, ora são brilhantes ora são básicos. Apesar de mais contido, Wes Anderson tem aqui uma obra de excelente qualidade, não digo que seja a melhor do seu reportório mas é sem dúvida uma das mais interessantes, penso que consegue transmitir na perfeição as várias mensagens/lições do filme de uma forma simples e concisa. "The Darjeeling Limited" é um cruzamento interessante entre uma comédia, um drama e uma aventura, uma mistura a meu ver positiva, mas que precisava de um melhor aprofundamento e equilíbrio e quem sabe talvez de um pouco mais de loucura.

Classificação - 3,5 Estrelas Em 5

0 comentários :

Postar um comentário