sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

O Melhor e o Pior de 2007

Decidi elaborar o meu Top 5 dos melhores e piores momentos que o mundo do cinema viveu neste ano. Comecemos então com o Top 5 dos melhores momentos.

Melhor

5 – Óscares de 2007

Os Óscares, são considerados os maiores galardões do mundo do cinema, por isso não é de estranhar que sejam sempre considerados um dos maiores eventos do mundo cinematográfico, este ano não é excepção. Numa excelente gala que decorreu em Los Angels, foram condecorados os melhores no mundo da 7ª arte. Martin Scorsese venceu finalmente o Óscar para melhor realizador, um prémio que já merecia à bastante tempo. Destaque também para as vitórias de Helen Mirren como Melhor actriz principal pelo seu papel no filme A Rainha e de Forest Whitaker como melhor actor principal pelo seu papel no file O Ultimo Rei da Escócia.

4- Al Gore

Al Gore, não conquistou a casa branca nas eleições presidências de 2000 (parece que afinal até ganhou as eleições mas umas contas mal feitas deram a vitória a Bush, mas isso são outras histórias) mas conquistou o mundo da 7ª arte e uma audiência mundial com o seu documentário Uma verdade inconveniente. 2007 foi o ano das premiações para este politico/ambientalista. Conquistou o Óscar da academia para melhor documentário (também ganhou o Óscar de melhor canção) recebeu o prémio Nobel da paz e um cheque muito bem chorudo e para isso muito contribuiu o seu documentário que foi visto por mais de 1 bilião de pessoas em todo o mundo. Goste-se ou não deste senhor, temos que admitir que soube usar o cinema para passar uma mensagem importante.

3- Cinema Romeno

Este ano fomos brindados com obras europeias de grande qualidade, mas as maiores revelações vieram da Roménia. Há uns anos para cá ninguém dava nada pelo cinema romeno mas eis que nestes últimos 2/3 anos assistimos a um boom de qualidade cinematográfica proveniente deste ex-estado soviético. A este de Bucareste e A Morte do Senhor Lazarescu são apenas duas das grandes obras que chegaram á Europa, conquistando de imediato os melhores críticos de cinema europeus. A Roménia dá aqui uma verdadeira lição de cinema aos seus companheiros de leste e até mesmo a alguns países da Europa ocidental. Não é preciso muito dinheiro para fazer um bom filme.

2 – Manoel de Oliveira

Não tenho qualquer receio em afirmar que Manoel de Oliveira, é sem duvida o maior realizador português de todos os tempos. O mais velho cineasta ainda em actividade no mundo, tem 99 anos e está aqui para durar muito mais. Neste ano produziu dois filmes de qualidade, Belle Toujours está inclusive pré-nomeado para o Óscar de melhor filme estrangeiro. É sem dúvida, a Amália do cinema, certamente se forem ao estrangeiro e perguntarem conhece alguma coisa do cinema português, quase de certeza vão ouvir o nome Manoel de Oliveira. Este senhor já merecia um Óscar e quero acreditar que mais cedo ou mais tarde irá recebe-lo.

1- O Cinema Português no Mundo

Excluindo Corrupção e Call Girl, este ano foi de ouro para o cinema português. Assistimos a obras de grande qualidade, onde a nova geração não ficou nada atrás da velha geração. Destaque claro para as premiações internacionais ás varias curtas e longas-metragens nacionais. O exemplo mais conhecido e falado é o do documentário Ainda há pastores premiado em todos os continentes nos mais diversos países, do Brasil ao Nepal. 2007 foi sem duvida um bom ano para o cinema nacional e que mais destes venham para o futuro.

Pior

5 – Walt Disney

A gigante Walt Disney, foi durante muitos anos considerada a senhora da animação, produziu obras de enorme qualidade como Fantasia, Rei Leão, Branca de Neve entre outros. Mas esse tempo já lá vai e arrisco a dizer que nestes últimos anos foi escandalosamente ultrapassada pela Dreaworks. Excluindo Piratas das Caraíbas, a produtora de Mickey Mouse não produziu nenhum filme que suplantasse os filmes da Dreaworks. Algo de muito mau se passa no reino encantado da Disney e 2007 só veio confirmar isso, com Enchanted e National Treasure 2 a ficarem aquém da qualidade e do lucro esperado. Com o abordar de uma nova estratégia, certamente melhores dias virão para estes mítica marca internacional.

4- Corrupção

Certamente, o pior filme português dos últimos anos e estranhamente o 2º mais visto de sempre nas bilheteiras nacionais, só sendo ultrapassado por “O Crime do Padre Amaro”. Sinceramente, se o povo português vai ao cinema para ver filmes portugueses como Corrupção, prefiro que fiquem em casa ou vão ver os blockbusters americanos, sempre é melhor que esse filme. Num ano bastante bom para a indústria cinematográfica portuguesa, Corrupção é a mancha num ano que podia ter sido brilhante. É triste mas é a realidade em que vivemos.

3 -Cantores Como Actores?

Ultimamente os estúdios de Hollywood têm apostado em cantores para desempenharem papeis de relativa importância em alguns filmes. Se esses filmes fossem musicais, eu ainda podia compreender, agora em Dramas ou Romances, sinceramente não vejo a lógica. É obvio que estou a ser irónica, a lógica é ter publicidade grátis e lucrar o máximo possível com grandes nomes da indústria musical. Mas geralmente, esses cantores caem de pára-quedas no mundo da representação e não sabem o que estão a fazer, no passado tivemos os casos de Madonna e Mariah Carey este ano tivemos os exemplos de Justin Timberlake, Chris Brown entre outros.Com tantos actores de qualidade, no desemprego ou a trabalhar em filmes de fraca envergadura, haverá mesmo necessidade de produzir um filme com maus actores? Não me parece.

2-High School Musical

E eis que a Disney produz o maior flagelo ao bom nome dos Musicais. A lista é de piores momentos e não de piores filmes, mas os dois filmes High School Musical representam o pior da Disney, dos musicais americanos e da ignorância da juventude. High School Musical é o Corrupção dos Musicias. Num ano que até tivemos alguns musicais de jeito, eis que a Disney produz a sequela de High school Musical, se o primeiro não chegava para nos atormentar os ouvidos e a visão, o segundo consegue ser ainda pior. Obviamente temos que falar dos escândalos que o elenco do filme teve envolvido como atentados ao pudor, problemas de drogas, condução sob efeito de álcool entre outros e sim estamos a falar de pessoal que trabalha para a Disney e não para a Playboy.

1-A Má Qualidade de Hollywood
Em 2007, as obras-primas americanas ficaram na gaveta. Tivemos no máximo bons filmes, não me recorda ter visto nenhuma obra-prima, produzida este ano por um estúdio americano de renome. Este ano a lista de piores filmes do ano é mais difícil de fazer do que a dos melhores, é porque foram tantos os maus que escolher os piores vai ser uma tarefa muito complicada. Os responsáveis pelas nomeações dos Globos de Ouro nomearam sete filmes, na minha opinião não foi por haver muitos bons filmes mas sim por aqueles sete terem sido os únicos de jeito. É o que dá viver numa sociedade capitalista, cada vez mais se quer quantidade e não qualidade. A Universal foi o estúdio que piores obras produziu e estranhamente o que mais lucro apresentou. Enquanto assim for, teremos cada vez mais filmes mas cada vez menos qualidade. Hollywood foi ainda abalada pela greve dos argumentistas, mais um escândalo a juntar a um mau ano das grandes produtoras americanas. Certamente que 2008 será melhor.

0 comentários :

Postar um comentário