A Mostra KINO - Cinema de Expressão Alemã está de volta a Lisboa. O Cinema S. Jorge e o Auditório do Goethe-Institut vão acolher, entre 26 de Janeiro e 3 de Fevereiro, a exibição de dezoito interessantíssimos filmes que marcaram presença em vários festivais de cinema em todo o mundo. O Ciclo Áustria é um dos destaques deste ano, contando com cinco filmes na mostra principal. Todas as sessões da noite começam com a exibição de uma curta-metragem da grande novidade deste ano: a selecção Next Generation Short Tiger 2011. Os nove outros filmes integram os já habituais ciclos Mostra para Escolas e Cinema Jovem.
Quais são, então, os temas que preocupam os Filmemacher de língua alemã actualmente? O exame crítico feito pelos cineastas à história do século XX é um dos temas em evidência na KINO 2012. Por outro lado, verifica-se uma preocupação na abordagem das relações humanas, nomeadamente entre amigos e famílias. A maioria dos argumentos dos filmes em exibição, questionam as relações humanas, sobretudo entre jovens adultos. Provavelmente, a mostra deste ano apresenta o maior número de histórias comoventes de sempre! Apesar disso, um indiscutível marco de qualidade dos filmes em língua alemã continua a ser a autenticidade da sua linguagem cinematográfica. Na tradição do Autorenfilm, quase todos os directores assumem simultaneamente a autoria do guião. Nos dezoito filmes da mostra, dez directores destacam-se como autores exclusivos e outros cinco como co-autores do guião. E é neste contexto que a KINO 2012 encerra com “Atmen” ou “Respirar”, um drama que marca a estreia de Karl Markovics como realizador. “Atmen” é também o candidato oficial da Áustria ao Óscar de Melhor Filme Estrangeiro. Para além de “Atman”, serão também exibidos mais filmes de interesse como – “Über uns das All”, de Jan Schomburg (Exibido a 2 de Fevereiro); “Das Lied in mir”, de Florian Cossen (Exibido a 29 de Janeiro); “Wer wenn nicht wir”, de Andres Veiel (Exibido a 28 de Janeiro); “Halt auf freier Strecke”, de Andreas Dresen (Exibido a 27 de Janeiro) e “Almanya”, de Yasemin Samdereli (Exibido a 26 de Janeiro).
Organizada pelo Goethe-Institut, a KINO é co-produzida pelo Cinema São Jorge, em colaboração com as Embaixadas da Áustria, do Luxemburgo e da Suíça, a EGEAC e o ABC Cineclube, contando ainda com o valioso apoio da Merck em Portugal. Se quiser saber mais pode visitar o site oficial desta mostra. Os filmes exibidos no Goethe-Institut (Cinema Jovem) têm entrada gratuita, mediante inscrição prévia. Já para assistir aos filmes exibidos no Cinema São Jorge, é necessário comprar um bilhete que custa no máximo 4€. O Portal Cinema vai estar atento a estra mostra, por isso esteja atento aos nossos próximos textos.
0 comentários :
Postar um comentário