A produção dos oito filmes “Harry Potter” foi pautada por vários eventos que marcaram a saga e que acabaram por contribuir para o seu enorme sucesso financeiro. Aqui ficam várias curiosidades sobre os oito filmes e sobre os seus intervenientes:
- O valor pelo qual J.K.Rowling vendeu os direitos de “Harry Potter” à Warner Bros. nunca foi oficialmente revelado mas a imprensa norte-americana acredita que o negócio rondou os dois milhões de dólares.
- O contrato assinado entre J.K.Rowling e a Warner Bros. continha uma série de cláusulas contratuais relativas ao controlo criativo da autora sobre os filmes e uma dessas clausulas referia que todos os actores e actrizes do elenco principal tinham que ser britânicos. A entrada do irlandês Richard Harris (Dumbledore) para o elenco de “Harry Potter and the Philosopher's Stone” teve que ser autorizada por J.K.Rowling devido a esta cláusula.
- Os planos iniciais da Warner Bros. e de David Heyman (Produtor) passavam por criar um filme animado em CGI que combinasse vários elementos dos primeiros livros, no entanto, esta ideia foi prontamente recusada por J.K.Rowling que praticamente forçou o estúdio a fazer um filme live-action para cada livro.
- A Warner Bros. esteve muito perto de contratar Steven Spielberg para realizar “Harry Potter and the Philosopher's Stone” mas os planos do realizador para a saga contrastaram com os de J.K.Rowling porque tal como a Warner Bros. e David Heyman, Steven Spielberg queria fazer um filme animado com um elenco vocal maioritariamente norte-americano, sendo Haley Joel Osment a sua escolha para ser Harry Potter. A Warner Bros. não queria conflitos entre a autora dos livros e o realizador do filme e acabou por contratar Chris Columbus, um cineasta mais submisso às ideias de J.K.Rowling e da Warner Bros.
- Tim Roth era o favorito de Chris Columbus e de David Heyman para ser Severus Snape em “Harry Potter and the Philosopher's Stone” mas o actor acabou por nunca receber uma proposta oficial porque preferiu entrar em “Planet of the Apes” de Tim Burton. Ao contrário de Columbus e de Heyman, J.K.Rowling não acreditava que Roth fosse o actor ideal para encarnar Severus Snape e acabou por convencer a Warner Bros. a contratar o actor que ela considerava ideal para este papel - Alan Rickman. Robbie Coltrane (Hagrid) também foi uma escolha pessoal de Rowling.
- O papel de Harry Potter em “Harry Potter and the Philosopher's Stone” foi inicialmente oferecido a Liam Aiken por Chris Columbus mas a oferta foi rapidamente retirada pela Warner Bros. porque Aiken não é um actor britânico. O papel de Harry Potter acabou por ir para Daniel Radcliffe.
- Os quatro filhos de Chris Columbus, Eleanor Columbus, Brendan Columbus, Violet Columbus e Isabella Columbus, têm um pequeno cameo em “Harry Potter and the Chamber of Secrets”.
- O carro dos Weasleys em “Harry Potter and the Chamber of Secrets” é um Ford Anglia semelhante aquele que J.K. Rowling conduziu durante a sua adolescência.
- Richard Harris faleceu em 2002, aos setenta e dois anos de idade, duas semanas antes de “Harry Potter and the Chamber of Secrets” estrear no Reino Unido. Michael Gambon acabou por substitui-lo como Dumbledore nos restantes filmes.
- Emma Thompson aceitou o convite para ser a Professor Trelawney em “Harry Potter and the Prisioner of Azkaban” mas a primeira actriz a ser convidada foi Tilda Swinton que recusou o papel.
- Alfonso Cuarón foi escolhido pela Warner Bros. e por Chris Columbus para realizar “Harry Potter and the Prisioner of Azkaban” após Guillermo del Toro ter recusado o trabalho porque se encontrava a preparar “Hellboy”. Para além de realizar, Cuarón tem um pequeno cameo no filme.
- O terceiro “Harry Potter”, “Harry Potter and the Prisioner of Azkaban”, foi o primeiro filme da Warner Bros. a ser exibido em IMAX e o último “Harry Potter” a ser lançado em VHS.
- O realizador de “Harry Potter and the Goblet of Fire”, Mike Newel, foi o primeiro cineasta britânico a realizar um “Harry Potter”. O cineasta também recusou realizar “The Constant Gardener” para se dedicar exclusivamente a este quarto filme.
- A actriz Julie Walters (Molly Weasley) aparece em todos os filmes “Harry Potter” menos em “Harry Potter and the Goblet of Fire”, um filme que também marca a estreia oficial de Ralph Fiennes como Lord Voldemort.
- O papel de Bellatrix Lestrange em “Harry Potter and the Order of the Phoenix” foi inicialmente oferecido a Helen McCrory mas esta teve que abandonar o elenco devido à sua gravidez, sendo substituída por Helena Bonham Carter. Helen McCrory acabou por voltar à saga como Narcissa Malfoy em “Harry Potter and the Half-Blood Prince”.
- Apesar de “Harry Potter and the Order of the Phoenix” ser o livro mais longo da saga, o seu filme é o mais curto. “Harry Potter and the Order of the Phoenix” foi também o único filme “Harry Potter” a não ter Steve Kloves na equipa de guionistas.
- J.K. Rowling leu o enredo de “Harry Potter and the Half-Blood Prince” e mandou retirar uma fala de Dumbledore onde este revelava a Harry Potter que tinha tido uma pequena paixoneta por uma mulher quando era mais novo. J.K.Rowling revelou que esta fala não fazia qualquer sentido porque Dumbledore sempre foi homossexual e que o único amor da sua vida foi um feiticeiro chamado Grindelwald.
- Eduardo Serra foi contratado para cuidar da cinematografia de “Harry Potter and the Deathly Hallows – Part I” e “Harry Potter and the Deathly Hallows – Part II”, tendo portanto a honra de terminar a saga.
- A Warner Bros. decidiu dividir “Harry Potter and the Deathly Hallows” em dois filmes e planeava lança-los em 3D, no entanto, só “Harry Potter and the Deathly Hallows – Part II” é que foi devidamente convertido a tempo.
- J.K.Rowling assumiu pela primeira vez o cargo de produtora executiva em “Harry Potter and the Deathly Hallows – Part I”, cargo que voltou a ter em ““Harry Potter and the Deathly Hallows – Part II”.
- Kate Winslet foi convidada a ter um pequeno cameo em “Harry Potter and the Deathly Hallows – Part II” como Helena Ravenclaw mas a actriz nem considerou o convite porque o seu agente achou que ela devia distanciar-se dos seus colegas britânicos que entraram na saga.
- Alan Rickman, Bonnie Wright, Devon Murray, Emma Watson, Daniel Radcliffe, Geraldine Somerville, James Phelps, Oliver Phelps, Matthew Lewis, Robbie Coltrane, Rupert Grint, Tom Felton e Warwick Davis foram os únicos actores que entraram em todos os oito filmes.
0 comentários :
Postar um comentário