A saga X-Men começou muito bem às mãos de Bryan Singer, com o argumento e a realização dos filmes de 2000 e 2003, muito bem explorados na temática da discriminação racial e da simbologia dos super-poderes dos mutantes. Quando Singer partiu para dar início a uma nova saga Super-Homem em 2006 (que acabou por não gerar as receitas esperadas, não tendo portanto continuação, apesar de ser um belo tributo aos filmes dos anos 70), no mesmo ano Brett Retner transformou um universo brilhante num filme descartável. Regressando Bryan Singer ao argumento (e cheira-me, a uma supervisão artística generalizada), este "First Class" viu reposto a sua essência e o sentimento geral do drama da aceitação dos mutantes por parte de uma sociedade preconceituosa, em plena Guerra Fria. Por vezes disperso, sobretudo no início, quando quer apresentar todos os intervenientes da trama e os seus poderes e personalidades, o filme vai ganhando consistência, às mãos do aclamado realizador de "Kick-Ass", intercalado com momentos de acção e efeitos visuais nada aquém do que melhor se faz nos estúdios de Hollywood nos tempos que correm.
Bruno Pereira - X-Men: First Class
X-Men - First Class tem o mérito de recuperar a saga quando esta parecia caminhar para o abismo depois de um último filme com muita acção e efeitos especiais mas com uma história fraquíssima (Transformers 2&3 feeling). Desta feita o guião é bom e as personagens estão muito melhor construídas de que nos filmes anteriores. Este e o primeiro filme da saga são os únicos que fazem jus a tudo o que os X-Men representam.
JT – Kung Fu Panda 2
É óbvio que “X-Men: First Class” foi o Filme do Mês de Junho mas acho que “Kung Fu Panda 2” merece uma Menção Honrosa pela sua divertida história e pela sua colorida vertente visual. É verdade que “Kung Fu Panda 2” não é um filme fantástico mas, mesmo assim, será certamente um dos três nomeados ao Óscar de Melhor Filme de Animação.
Rui Madureira – X-Men: First Class
Matthew Vaughn não defraudou as expectativas nem os indicadores de talento denotados em "Kick-Ass", brindando-nos com o melhor filme da saga X-Men até ao momento. Michael Fassbender demonstra que aterrou no estrelato para lá ficar durante muitos anos, perfazendo com James McAvoy uma dupla cheia de química e profundidade dramática. Em poucas palavras, uma obra que aponta o caminho que deveria ser traçado por todos os blockbusters, primando tanto pelos efeitos visuais como pela narrativa adulta e equilibrada.
Público – X-Men: First Class
Os leitores do Portal Cinema escolheram “X-Men: First Class” como o Filme do Mês de Junho. Após uma intensa votação, “X-Men: First Class” (33%) venceu “Transformers - Dark of The Moon” (22%) que ficou num honroso segundo lugar. “The Hangover - Part II” encerrou o Top3 com 17% dos votos.
0 comentários :
Postar um comentário