Francis Ford Coppola, vencedor de cinco Óscares da Academia e de duas Palmas de Ouro do Festival de Cannes vai estar presente em Novembro no Estoril Film Festival. Francis Ford Coppola, que vem pela primeira vez a Portugal, vai até ao Estoril apresentar o seu último filme "Tetro" e além de estar presente na antestreia nacional do filme, fará um encontro com o público português.
"Tetro", rodado na Argentina, tem Vincent Gallo e a espanhola Maribel Verdú como protagonistas e conta ainda no seu elenco com as presenças de Klaus Maria Brandauer e de Carmen Maura. O filme estreou no Festival de Cannes no passado mês de Maio. Nascido em 1939 na cidade norte-americana de Detroit, Francis Ford Coppola estreou-se no cinema no início dos anos 60, assinando o seu primeiro filme como realizador, "Dementia 13»", em 1963. Após vencer o Óscar de Melhor Argumento por "Patton" (1970), a sua carreira como realizador disparou, com filmes como "O Padrinho" (1972), o maior êxito de bilheteira do cinema à estreia e vencedor do Óscar de Melhor Filme, "O Padrinho - Parte II" (1974), que valeu a Coppola os Óscares de Melhor Filme, Realizador e Argumento, e "O Vigilante" (1974) e "Apocalypse Now" (1979), que lhe valeram ambos a Palma de Ouro de Cannes.
A partir do mega-flop do ambicioso e revolucionário "Do Fundo do Coração" (1982), a carreira de Coppola virou-se para filmes menos arrojados, como "Os Marginais" e «Rumble Fish - Juventude Inquieta», ambos de 1983. "Cotton Club" (1984) e "Jardins de Pedra" (1987) devolveram-lhe alguma ambição, embora não aos níveis anteriores, sendo "Drácula de Bram Stoker" (1992) o seu último filme de algum arrojo formal durante mais de uma década. Após filmes menores como "Jack" (1996), Coppola deixou a realização para se dedicar a outras áreas do cinema e ao cultivo da vinha, regressando em 2007 aos cinema de elevada ambição artística com "Uma Segunda Juventude" (2007) que teve também a sua estreia nacional no Festival do Estoril há dois anos.
"Tetro" é o seu mais recente filme.Além de realizador, Coppola tem também um currículo importante de argumentista e produtor, tendo o seu nome associado a filmes como "Patton" de Franklin J. Schaffner, «American Graffiti - Nova Geração» e "THX 1138" ambos de George Lucas, "Kagemusha" de Akira Kurosawa ou "Hammett" de Wim Wenders. O Estoril Film Festival decorre no Centro de Congressos do Estoril e no Casino Estoril de 5 a 14 de Novembro.
Fonte - SAPO
0 comentários :
Postar um comentário