segunda-feira, 28 de setembro de 2009

A Saga De Roman Polanski Contra A Justiça


O Departamento de Justiça dos Estados Unidos confirmou que emitiu um mandado de prisão contra o cineasta franco-americano Roman Polanski, detido sábado na Suíça, onde iria ser homenageado pelo Festival de Cinema de Zurique. «As autoridades suíças detiveram-no em razão de um pedido [de captura] que realizamos», disse à AFP a porta-voz Laura Sweeney. «O departamento não comenta temas de extradição, a menos que se trate de uma pessoa que esteja no território americano», referiu a porta-voz. os EUA terão 60 dias para efectuar o pedido de extradição.
O Ministério Suíço da Justiça revelou, horas antes, que aguardava um pedido oficial para extraditar Polanski para os Estados Unidos. Polanski foi detido por causa de uma acção judicial que corre nos Estados Unidos há mais de 30 anos, envolvendo abuso sexual contra uma menor. Polanski, actualmente com 76 anos, foi detido em 1977 em Los Angeles na sequência de uma denúncia apresentada pelos pais de uma adolescente, de 13 anos. O realizador oscarizado fotografava a jovem para um editorial para a revista «Vogue» realizado em casa do actor Jack Nicholson, em Hollywood. É referido na acusação que também lhe ofereceu álcool e drogas.
O caso foi para tribunal e o realizador franco-polaco não esperou pela condenação de «relação sexual ilícita com menor de 14 anos», encontrando-se desde então foragido aos olhos da justiça norte-americana. Na época, declarou-se culpado de «relações sexuais ilegais». Roman Polansky passou um mês e meio na prisão. No final de Janeiro de 1978, no dia seguinte a uma reunião entre seus advogados e um juiz, na qual este deu a entender que voltaria a ordenar A sua prisão, Roman Polanski embarcou num avião para França, onde vive desde essa altura.

0 comentários :

Postar um comentário