1934 - 2008
O realizador de cinema Sydney Pollack, galardoado pela Academia de Hollywood, morreu de cancro na segunda-feira, escreve a Lusa. O agente de Sydney Pollack, Leslee Dart, disse que o realizador morreu na tarde de segunda-feira na sua residência em Pacific Palisades, rodeado pela família. O maior êxito de Pollack terá sido o filme de 1985 "Out of Africa" (África Minha), com Robert Redford e Meryl Streep, que conquistou os Óscares para Melhor Realizador e Melhor Filme.
"Tootsie", com Dustin Hoffman foi outro dos êxitos de Pollack. Com este último, baseado em textos da escritora dinamarquesa Karen Blixen, Pollack conquistou um Óscar como melhor realizador. Nome marcante do cinema de Hollywood dos anos 1970 e 80 e um talento polifacetado, Pollack assumiu vários papéis no mundo da sétima arte, primeiramente como actor, em seguida como realizador e, nos seus últimos anos de vida, como produtor, muito embora tenha reaparecido no ecrã como actor em filmes como "Michael Clayton" e "Made of Honor".
A mais importante de todas estas vertentes, e aquela que o tornaria mais conhecido internacionalmente, foi a de realizador. Desse trabalho de realização destaca-se, nos anos 80, "Tootsie", com Dustin Hoffman, Jessica Lange e Geena Davis, uma comédia que marcou a sua carreira e lhe deu 10 nomeações para o Óscar. A Academia de Hollywood, no entanto, distinguiria apenas o desempenho de Jassica Lange no filme. Nascido em Lafayette, estado de Indiana, a 1 de Julho de 1935, Pollack acabaria por ver reconhecido pela Academia o seu trabalho como realizador em «África minha», protagonizado por Robert Redford e Meryl Streep. A sua estreia no cinema como actor deu-se em "War Hunt", em 1962, depois de ter estudado na The Neighborhood Playhouse School of the Theatre de Nova Iorque, onde acabaria por ser professor.
Distinguido em 2002 pelo Festival de Cinema de Locarno (Suíça) com um Leopardo de Ouro Honorífico pela sua carreira, Pollack, nos seus últimos anos de vida, combinou a realização com a produção para outros realizadores, nomeadamente em filmes como «O paciente inglês», de Anthony Minghella. Os seus últimos projectos, "The Reader" e "Margaret", deverão estrear-se este ano nos Estados Unidos. "Made of Honor", filme actualmente em cartaz nos Estados Unidos, foi o último filme em que entrou como actor.
0 comentários :
Postar um comentário